quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Google Art Project

Os amantes da arte têm agora uma ferramenta chamada "Art Project", criada pelo Google, que permitirá que se visite museus espalhados pelo mundo inteiro sem sair de casa. A iniciativa possibilitará que sejam visualizadas virtualmente mais de 1000 obras de 17 dos principais museus do mundo.

O projeto propõe um percurso virtual de 360 graus pelas galerias dos museus graças ao Street-View. Aquela ferramenta do Google que vem causando polêmica pelo mundo já que muito alegam ser invasão de privacidade.


Quadro Noite Estrelada - Vincent Van Gogh - 1889

“Como eu, Lulu Andrade, sou fã de Van Gogh, tratei logo de procurar as obras dele por meio do Art Project. Seu quadro Noite Estrelada, que está no Moma de Nova York, pode ser observado nos mínimos detalhes. Emocionante.”


Detalhe da "lua" no Quadro Noite Estrelada

Para ter toda esta qualidade, o Google “fotografou” as obras com uma resolução de 7 bilhões de pixels (uma qualidade de imagem mil vezes superior à das câmaras digitais convencionais), o que permite ter com visão microscópica dos detalhes do traço das obras e perceber detalhes que nunca observou antes. As imagens são acompanhadas de explicações de especialistas em arte em vídeos do YouTube, de uns três minutos de duração.
Certamente essa ferramenta facilitará o acesso à arte para milhões de pessoas em todo o planeta que não podem visitar um museu. E deve também estimular e atrair novas visitas a esses museus. Infelizmente os renomados museus do Louvre, em Paris, e o Prado, em Madrid, ainda não fazem parte da lista

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços

Lulu Andrade

2 comentários:

  1. oi. se um arquiteto faz um projeto e se responsabiliza pela obra, e acontecem vazamentos e problemas e ele se recusa a refazer porque poe a culpa no material usado que foi ele que indicou... a quem se recorre?

    ResponderExcluir
  2. Oi Nesssa.
    É difícil fazer um diagnóstico sem ter informações mais precisas. São várias as possibilidades e causas para os vazamentos. Se eles forem em encanamentos recém trocados, por exemplo, acredito que valha a pena voltar a conversar com seu arquiteto. Para isso, sugiro que durante a conversa tenha ao seu lado um profissional com bastante experiência para que tenha mais subsídios na hora de argumentar e chegar num consenso.

    ResponderExcluir