quinta-feira, 16 de junho de 2011

Decoração para a Melhor Idade - Parte II



O banheiro é sem dúvida o lugar que deve sofrer mais intervenções para atender as novas necessidades dos moradores com mais idade. Dependendo do tamanho das portas e espaço interno, esse cômodo pode acabar precisando de uma reforma geral.






Neste caso, na hora de definir os materiais de acabamento, opte por piso antiderrapante e vasos sanitários mais altos como o modelo da linha Vogue Plus Conforto da Deca, por exemplo. Como podem observar na imagem abaixo o que os difere dos demais modelos, a princípio, é apenas a altura. Não esqueça que os vãos de circulação devem ter no mínimo 80 cm e que as barras de apoio e cadeira de banho devem ser instaladas nos boxes.




Para os que pretendem comprar um apartamento, vale observar com atenção o tamanho dos espaços destinados a banheiros e cozinha. Nos últimos anos, infelizmente os empreendimentos imobiliários têm reduzido bastante a área interna dos imóveis, o que pode inviabilizar as alterações necessárias nesses locais.


Nos quartos os interruptores devem ser preferencialmente instalados próximos a cabeceira da cama para que possam ser acionados durante a noite de maneira mais fácil, evitando assim que a pessoa corra o risco de sofrer quedas indesejáveis no escuro. As tomadas de energia, instaladas usualmente mais próximas ao piso, devem ser elevadas para uma altura de cerca de 50 cm. Estas medidas atendem todas as idades.



Veja o exemplo abaixo. No projeto desta residência em Botafogo, desenvolvida pela Adoro Arquitetura, os proprietários, jovens, utilizaram este mesmo recurso para aumentar o conforto do quarto.






Em áreas de circulação, dê preferência por luminárias tipo balizadores embutidos na alvenaria. São discretas quando desligadas e muito elegantes e úteis para guiar o caminho durante a noite quando acessas.



Para facilitar a acessibilidade, as fechaduras podem ser instaladas nas portas acima da maçaneta. Isso facilita o colocar da chave. Já para as maçanetas, opte pelos modelos do tipo alavanca, pois podem ser abertas até quando as mãos estiverem ocupadas.

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços
Lulu Andrade

3 comentários:

  1. Ola sou decoradora e adoro o trabalho de vcs, parabens....

    ResponderExcluir
  2. Oi Deise Dick. Como vai? Muitíssimo obrigada pelo elogio. A turma aqui ficou bastante feliz com o seu comentário. Se quiser sugerir algo para a gente, fique a vontade. Caso tenha Twitter e Facebook, a Adoro Arquitetura também se faz presente nessas redes. Basta Curtir o www.facebook.com/AdoroArquitetura ou Seguir o @adoroarq. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde, voltando para deixar o meu abraço...

    ResponderExcluir