Projetos como este, onde a forma da planta existente é um grande limitador na criação e distribuição espacial dos ambientes são a prova de que a contratação de profissionais adequados como nós da ADORO ARQUITETURA, pode trazer inúmeros benefícios para o cliente.
Com uma vista maravilhosa do bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, o desafio era criar ambientes aconchegantes numa planta onde o perímetro circular do edifício acabava impondo diversas quinas e paredes angulares.
Durante o estudo do layout foi possível organizar de maneira mais harmoniosa os ambientes como podemos ver nesta sala de estar/jantar.
Desta forma a entrada do apartamento que originalmente deveria abrigar uma estreita e desconfortável sala de jantar, recebeu uma estante multifuncional. Esta acabou recebendo o nome de “welcome” justamente por ter o papel de dar boas vindas aos visitantes.
Foto sala de jantar/estar/hall - Depois
Para ela foi desenvolvido, usando como partido a angulação da parede onde seria fixada, nichos retangulares com tamanhos diversos e que brincavam com vão abertos e fechados; iluminados ou não, onde parte da história do casal poderia ser contada.
Além dos espaços para exposição de fotos, livros e objetos um dos nichos fechados foi escolhido para funcionar como uma bar quando estivesse aberto. Desta forma foi possível agregar várias funções num mesmo espaço sem poluir visualmente o principal móvel da área social.
Foto detalhe estante sala de jantar/estar/hall
Aproveitando a proximidade com a cozinha e área de serviço esta estante, além de todas as funções acima, ganhou a possibilidade de “esconder” os espaços de serviço. Para isso foi incorporado uma “porta invisível” (tipo camarão) que isolava sutilmente, quando fechada, num pequeno hall interno a porta de acesso a cozinha e as demais áreas de serviço do apartamento.
Abraços
Lulu Andrade
0 comentários:
Postar um comentário