quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Economizando na reforma do banheiro dos seus sonhos

Fazer uma reforma geral na casa normalmente não é barato. Com o aquecimento da construção civil no Brasil tanto os materiais quanto a mão de obra estão cada dia mais caros.

Mesmo quando a reforma é simples, banheiros e cozinhas são os vilões do orçamento. São espaços pequenos, mas que demandam mão de obra de qualidade comprovada na parte que ficará escondida (tubulações de água e esgoto, por exemplo) e também na de acabamentos.


Não basta você conseguir comprar a pastilha de vidro dos seus sonhos se o profissional que irá assentá-las não sabe a técnica. Acredite, você jogará seu dinheiro no lixo. Para reduzir o valor total você pode usar de alguns artifícios.


Este banheiro projetado pela Adoro Arquitetura teve como inspiração os famosos banheiros árabes. Utilizou-se pastilhas de porcelana alinhadas com o frontspício da bancada (arremate frontal e lateral). Acima, a parede foi revestida com uma textura mármore da Suvinil ref.: B172 para que o ambiente ficasse com a impressão de antigo. Para mais imagens clique aqui.


Uma outra opção pode ser substituir as pastilhas que requerem mão de obra especializada por azulejos que, após aplicados, "imitam" o efeitos das pastilhas. Uma excelente opção é a linha Viva Slim da Portobello. São azulejos 20x20cm que tem o formato de pastilhas retangulares mescladas. Diferente dos diversos modelos encontrados no mercado este possui sulcos entre cada um dos retângulos que deverá ser rejuntado como numa pastilha normal. Assim, após assentado, o efeito fica bem próximo das pastilhas reais. Além disso são peças mais fáceis de aplicar e o preço é bem razoável (cerca de R$ 85,00/m2).





Mas se a grana tá mesmo curta, o ideal é esquecer os maravilhosos revestimentos top de linha e usar a criatividade. Veja a cozinha abaixo que também foi projeto da Adoro Arquitetura.


A proprietária tinha uma verba bem reduzida o que permitiu comprar apenas os tradicionais azulejos brancos 15x15cm (cerca de R$ 15,00/m2). Para que a cozinha não ficasse sem personalidade, decidimos preencher parte da parede de azulejos com adesivo contact, aquele usado para encapar livros e cadernos. Inspirados nos mosaicos de Athos Bulcão, a cozinha ficou mais divertida sem onerar o orçamento.




Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços
Lulu Andrade

0 comentários:

Postar um comentário