segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jardim vertical feito com paletes de madeira


A última tendência em paisagismo, até mesmo quando os espaços são amplos, são os jardins verticais.

Imagina só o milagre que este recurso pode promover para os pequenos apartamentos. Além de deixar as varandas muitos mais atraentes, eles trazem de volta aquele ar de quintal da casa da vovó para dentro das casas.


Veja como pode ser fácil fazer o seu.



Primeiro você precisará obviamente de um palete de madeira. Caso não consiga um que tenha sido descartado pelo supermecado próximo de sua casa, você pode comprá-lo. Aqui no Rio tem algumas empresas que os vendem. Uma delas é a Logiscal e que fornece este tipo de material em duas opções: o palete descartável (100 x 117cm) que sai por R$ 10,00 a peça e o palete mais resistente (100 x 120cm) que custa R$ 22,00. O ideal é fazer uma visitinha ao depósito deles para escolher e verificar a qualidade da peça, já que ela ficará aparente. A Adoro Arquitetura recomenda que ao menos seja aplicado uma demão de seladora para proteger a madeira que ficará sempre úmida.

Com o palete em mãos você precisará de aproximadamente dois sacos de terrada adubada e 20 mudinhas de sua preferência. Dependendo do tamanho, necessitará de dois pedaços de lona resistente na cor preta ou cinza (destas utilizadas na construção civil) com tamanho suficiente para envolver toda a parte que ficará encostada na parede e suas laterais direita, esquerda e inferior. Para fixar, use uma pistola de grampos.


Agora chegou a hora divertida... plantar!

Coloque a parte que acabou de forrar para baixo e comece a preencher os espaços com a terra adubada para plantar a primeira linha e a mais inferior. Em seguida preencha os espaços que ficam "escondidos" atrás de cada régua aparente.



Após isso, vá plantando suas mudinhas de forma que fiquem bem compactas em cada um dos trechos abertos do palete seguindo esta ordem. Siga para a próxima linha que esteja aberta e faça o mesmo procedimento. Ou seja, preencha o espaço que fica encondido pela régua de madeira e em seguida comece a plantar as mudinhas no espaço aberto entre as réguas.


Você precisará fazer isso até completar todos os espaços. Ao final, a ansiedade de ver o jardim na vertical será grande, mas resista.

O ideal é que se deixe o palete deitado por pelo menos duas semanas para que as raizes das plantas fixem a terra e desta forma evitem que ela acabe "escorregando" e sujando todo o local onde ficará seu jardim vertical.



Caso queira mais dicas veja o link 

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços
Lulu Andrade

1 comentários: